Buscar

O clima tem atrapalhado seus resultados na corrida?

Atualizado: 28 de Fev de 2020

Saiba como o clima urbano e a qualidade do ar se relacionam com a sua corrida.



Já parou para pensar em como você é influenciado pelo ambiente durante a realização de uma atividade física?


Inúmeras variáveis, como temperatura, umidade relativa e poluição do ar dos locais onde as pratica, são fatores que podem facilitar ou complicar o seu treino.


Esses aspectos estão diretamente relacionados com o seu desempenho esportivo, saúde e qualidade de vida. E sabe o que é mais impressionante? Mesmo afetando tanta coisa, na maioria das vezes, eles não são levados em consideração.


CLIMA URBANO E SEUS EFEITOS NA CORRIDA


Quando se fala em clima urbano, o primeiro ponto a ser lembrado pelo corredor deve ser o índice de conforto térmico (também conhecido como índice de calor).


Ele é utilizado para definir qual a intensidade de calor que uma pessoa sente, levando em consideração a combinação de temperatura e umidade relativa do ar.


O índice tem efeito direto no desempenho do atleta (amador ou profissional), tanto de forma negativa, como positiva.


Dependendo das condições, o esportista pode sofrer uma queda de mais de 20%. Em uma corrida de meia hora isso pode representar um acréscimo de 6 minutos no tempo final, afetando diretamente o seu pace.


Isso ocorre, pois com o calor, nosso organismo "trabalha" mais para resfriar o corpo e manter em um estado confortável, "roubando" energia dos músculos e contribuindo para a queda de desempenho.


Mas não são apenas os efeitos negativos que merecem destaque.


De forma positiva, as condições de conforto térmico (entre 13°C e 19°C) podem favorecer o atleta e melhorar o desempenho, pois auxiliam o corpo a perder calor, contribuindo para a manutenção da temperatura corporal.


Por isso, é muito importante ficar atento a esse aspecto em sua rotina como corredor e aos efeitos causados em seus resultados, que podem mudar de um dia para o outro.


FIQUE MAIS PREPARADO


A Airtrak surgiu para te ajudar a entender melhor esses efeitos.


Falamos exatamente como as condições no horário e local do seu treino podem te afetar, te deixando sempre preparado para o que vai enfrentar.

Clique aqui e saiba como o clima vai afetar o seu desempenho no próximo treino.









Referência dos estudos citados no artigo:

1-Impact of weather on marathon-running performance. Medicine and Science in Sports and Exercise. 2007.

2-Air Pollution and Cigarette Equivalence. Air Pollution in China: Mapping of Concentrations and Sources. Plos One. Rohde and Muller, 2015.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo